O AniCura Restelo Hospital Veterinário apostou recentemente num Serviço de Ecografia. Agora, a diretora clínica, Margarida Cid, explica à VETERINÁRIA ATUAL como a procura influenciou a criação deste serviço e como este vai relacionar-se com a atividade do hospital.
De que maneira o novo Serviço de Ecografia vai permitir acelerar e apoiar o diagnóstico?
No AniCura Restelo Hospital Veterinário registamos uma grande procura pelo Serviço de Imagem, seja ecografia, tomografia ou ressonância magnética, por isso, mantemos uma preocupação constante em conseguir a melhor e mais célere resposta tanto aos nossos clientes como aos colegas referentes. Por esta razão, procuramos a constante evolução de serviços e o Serviço de Ecografia é o resultado deste nosso princípio.
Ao depararmo-nos com a procura crescente por ecografia abdominal/ecocardiografia e por forma a continuarmos a fornecer a resposta rápida que nos distingue, foi essencial aumentar essa capacidade de resposta.
Dispúnhamos já de um Centro de Reabilitação/Fisioterapia que funciona muito perto do AniCura Restelo Hospital Veterinário e foi nessas instalações que decidimos inaugurar o Serviço de Ecografia exclusivo para referências conseguindo, deste modo, dar resposta imediata aos colegas, em circuito paralelo ao hospital. Criámos, inclusive, canais de contacto diretos, um número de telefone e um email exclusivo, por forma a facilitar o acesso ao serviço.
Para concretizar este projeto desafiámos a colega Marina Coelho, com um perfil dinâmico e experiente, e cuja formação em ecografia é amplamente reconhecida pelos pares. Atualmente, dispomos de uma equipa de cinco médicos veterinários 100% dedicados à ecografia nas suas mais diversas vertentes, conseguindo realizar todo o tipo de exames ecográficos, como ecografia abdominal, torácica, músculo-esquelética, ecocardiografia, entre outros.
A proximidade e a comunicação entre o hospital e o serviço permitem uma resposta tão alargada como aquela que o colega pretenda para o seu paciente. Assim, qualquer colega cujo paciente necessite de ecografia e não disponha deste serviço no seu CAMV, pode contar com o AniCura Restelo Hospital Veterinário e marcar o exame de forma praticamente imediata de segunda a sábado recebendo, após o mesmo, o relatório do exame e um contacto do colega do serviço.
Esta resposta rápida permite ao colega referente acelerar o diagnóstico e tratamento do seu paciente. O resultado é uma mais-valia tanto para o funcionamento interno do hospital na resposta aos nossos próprios pacientes, como para o Serviço de Referência de Ecografia.
“Ao depararmo-nos com a procura crescente por ecografia abdominal/ecocardiografia [….] foi essencial aumentar essa capacidade de resposta.”
 
Em que medida este serviço veio agilizar o processo de marcação dos exames ecográficos?
Antes da criação do Serviço de Ecografia e, sobretudo, em alturas do ano de maior movimento no nosso hospital, como são os meses de verão, tornava-se mais complexo fornecer uma resposta em tempo útil a todas as solicitações de realização de exames ecográficos de referência.
Desde junho de 2023, com a criação do serviço, esta questão foi superada e o objetivo de apoiar os colegas com a celeridade que se exige foi atingido. Neste momento, qualquer pedido de ecografia consegue uma marcação em 24 horas, ou muitas vezes, no próprio dia.
Como foi desenhado o funcionamento de forma a permitir uma resposta integrada?
Com a abertura do serviço há princípios que nos caracterizam enquanto hospital que quisemos otimizar como, por exemplo, a capacidade de resposta alargada a vários serviços em simultâneo e o respeito pelo serviço de referência.
Ao conhecermos bem as necessidades dos colegas referentes, é importante para nós podermos oferecer um serviço completo e, por isso, além de ecografia temos também capacidade de realizar exames complementares como punções aspirativas, cistocenteses, biópsias ecoguiadas, bem como qualquer análise sanguínea que os colegas pretendam.
“Neste momento, qualquer pedido de ecografia consegue uma marcação em 24 horas, ou muitas vezes, no próprio dia.”
Apesar de ser independente do hospital veterinário, existe comunicação com os casos deste? Se sim, de que maneira vai permitir melhorar os serviços prestados por ele?
Acreditamos ter conseguido um compromisso ideal, “o melhor de dois mundos”. Por um lado, pelo facto de o serviço funcionar em local distinto do hospital, permite que o paciente proveniente do colega referente obtenha um atendimento exclusivo, sem sobreposição com os clientes do hospital e com um tempo de espera minimizado, num ambiente mais tranquilo.
O facto de termos uma base de dados comum, uma vez registado o paciente no Serviço, este só poderá recorrer ao hospital através de indicação do colega referente, protegendo assim a relação de confiança que temos com os colegas.
Por outro lado, sempre que os colegas referentes pretendam outros serviços além da ecografia, como consulta de especialidade, internamento ou cirurgia, a proximidade entre as duas unidades (Serviço de Ecografia e AniCura Restelo Hospital Veterinário) garante esse seguimento de forma imediata e com o mínimo incómodo para o cliente e para o paciente.
As instalações do AniCura Restelo Hospital Veterinário e do serviço de referência estão abertas a todos os colegas que tencionem visitar-nos e pretendam conhecer as instalações, as nossas equipas e forma de trabalhar.