Já são mais de 10 mil pessoas no portal Petição Pública que pedem que seja criado um hospital veterinário público, para que seja possível prestar cuidados de saúde essenciais e evitar mais abandonos e maus-tratos.
Em declarações à agência Lusa e replicadas pelo jornal Público, a autora da petição, Maria Cruz, salientou que os animais significam um encargo e nem todos os tutores de animais conseguem suportar os custos (dificuldades que afirma terem sido agravadas com a pandemia), pelo que é urgente criar o hospital público. “Pode nem ser um hospital de raiz, mas que funcionasse com protocolos, que tornasse mais acessível o recurso aos cuidados de saúde”, afirmou.
A autora da petição lembrou que o Hospital de Medicina Veterinária, o único hospital público, onde se podia prestar auxílio aos animais, “converteu-se num verdadeiro hospital particular”. “Neste momento, não existe um hospital público veterinário, tal privação põe em causa a saúde dos animais, correndo o risco de haver mais animais maltratados, por não haver condições que permitam sustentar as despesas de saúde e assistência necessária”, explicou.