Quantcast
Animais de Produção

Laboratório de ciência animal passa a integrar lista de “Laboratórios Associados”

laboratório UTAD

O AL4AnimalS, o laboratório de ciência animal da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), integra a lista de 40 “Laboratórios Associados” aprovados a nível nacional. Os resultados do concurso para Atribuição de Estatuto de Laboratório Associado foram divulgados, recentemente, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Este laboratório junta três centros portugueses de I&D exclusivamente dedicados à Ciência Animal e Veterinária: o CIISA – Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal, que lidera este laboratório; o CECA – Centro de Estudos de Ciência Animal; e o CECAV/UTAD – Centro de Ciência Animal e Veterinária. O diretor do Al4Animals será Luís Costa, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Os principais objetivos do laboratório passam por desenvolver ciência e conhecimento focado na necessidade de alimentação humana global à base de produtos animais “seguros e nutritivos”. Além disso, querem focar-se no controlo de doenças emergentes e zoonoses e encontrar novas soluções terapêuticas para doenças humanas usando os animais como modelo.

Este “Laboratório Associado”, que irá abordar três linhas temáticas (produção animal verde, doenças e zoonoses emergentes, medicina comparada e translacional e biotecnologia), tem um financiamento de mais de 1 100 mil euros, até 2025.

O Al4AnimalS é um dos dois laboratórios que a UTAD integra. O outro é o Inov4Agro, que pretende “apoiar a transição do setor agrícola para a sustentabilidade”.  Esse laboratório é liderado pelo CITAB – Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas e o GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?