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Investigação

Comunicação ineficaz com tutores é a principal razão de queixa nos CAMV em Portugal

Comunicação ineficaz com tutores é a principal razão de queixa nos CAMV em Portugal

A maioria das queixas sobre a prática clínica veterinária recebidas pela Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), através do livro de reclamações, são sobre comunicação ineficaz com os tutores.

O estudo, desenvolvido pelos médicos veterinários Pedro Fabrica, Manuel Magalhães-Sant’Ana, Ricardo Barroso e Felisbina Queiroga revela que 53,4% das queixas tiveram como origem a comunicação deficiente, especificamente a incapacidade de compreensão mútua (65,5%) e não transmissão de informação (34,5%).

 

Este tipo de falha levou a que em 36% das vezes tivesse um impacto negativo nos pacientes (tratamento adiado, dano potencial, morte). 89,3% das reclamações envolveram animais de companhia (cães e gatos).

A investigação avaliou retrospetivamente as reclamações eletrónicas recebidas durante o ano 2022 (n= 117). Após a limpeza dos dados, 103 queixas foram consideradas elegíveis para análise, seguindo o modelo de causalidade de erros de Oxtoby et al., 2015, complementado por uma análise mais fina usando o parâmetro “COMMUNICATION”, sugerido por Russel et al., 2021.

 
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