Evento

XI Jornadas HVME já tem programa disponível

XI Jornadas HVME já tem programa disponível

O programa das XI Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora, que decorrem a 22 e 23 de fevereiro no Evora Hotel, já está disponível para consulta e são vários os temas em destaque nas Jornadas HVME.

Na Sala de Ruminantes destaque para as metas e desafios da globalização na produção pecuária. Já na Sala de Equinos as atenções vão estar centradas na seleção e maneio como fatores de sucesso na produção equina.

O programa inclui ainda o I Seminário Ibérico do Porto Alentejano, a realizar a 23 de fevereiro realizado com o apoio da ANCPA, ACPA e Sociedade Científica de Suinicultura. De salientar a mesa redonda – “Estamos preparados para enfrentar a peste?” – na qual vão estar presentes um representante da DGAV e do consultor Ricardo García, nome sonante a nível Europeu na produção semi-intensiva de porco alentejano.

1º dia – Sala de Ruminantes

No 1º dia de Jornadas, a sala de Ruminantes integra cinco blocos: Produzir, Gerir, Diferenciar, Inovar e Comercializar. No âmbito deste último está prevista uma mesa sobre o tema ‘Qual o Futuro da produção de carne”.

Produzir com qualidade, ter consciência de que criar em Portugal pode representar inovar com o mundo e a parceria médico veterinário-produtor enquanto elemento-chave para aumentar a rentabilidade das explorações são alguns dos assuntos a debater.

Destaque ainda para a presença de Iñaki Espinosa, médico veterinário especialista em bovinos de carne e muitos outros oradores de referência nacionais e internacionais.

1º dia – Sala de Equinos

A selecção de reprodutores e o maneio é a chave para a produção de um equino de sucesso. Os critérios de escolha dos progenitores vão ser o tema em foco durante a manhã. À tarde destaque para as componentes do maneio equino que revisam potenciar o futuro do seu cavalo.

Este ano, a organização incluiu a temática do comportamento, contando com palestras e um workshop prático com Alfonso Aguilar.

Como a formação especializada de médicos veterinários tem sido uma forte aposta nos últimos anos, a organização agendou dois workshops práticos, um sobre “Neonatologia em equinos a campo” e outro sobre “Radiologia digital prática das extremidades em equinos”, a 23 de fevereiro e 2 de março.

2º dia

No segundo dia, e com o objetivo de aproximar o investigador do produtor, está previsto um bloco destinado à apresentação de projetos de investigação desenvolvidos por várias faculdades.

Os participantes vão usufruir de vários workshops com uma forte componente prática. Haverá inclusivamente Workshops pré e pós-Jornadas.

No último dia, os visitantes vão poder assistir a palestras relacionadas com questões sanitárias relacionadas com a exportação, como fazer a identificação eletrónica de bovinos – uma realidade a partir de 2019, bem como qual o papel na produção moderna de carne bovina e qual o papel dos insetos na produção pecuária do futuro.

Na última edição, as Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora reuniram quase 650 participantes.