Eventos

XII Jornadas Muralha de Évora já têm tema

O Hospital Veterinário Muralha de Évora já revelou quais serão os principais temas em destaque nas suas XII Jornadas, que irão decorrer em março do próximo ano, no Évorahotel, e que esperam receber cerca de 700 congressistas.

Nesta edição de 2020, o evento conta com duas grandes novidades: um seminário dedicado exclusivamente aos pequenos ruminante, intitulado “Inovar na Tradição”, com temas relacionados com a produção de carne, leite e lã, melhoramento genético, programas sanitários e biossegurança; e ainda um workshop de animais de companhia sobre o tema “Antibioterapia: Estratégias atuais e futuras”, que visa apresentar dados sobre as resistências aos antibióticos integrados num conceito Uma Só Saúde, bem com estratégias de atuação e referenciais para o uso de antibióticos.

O mote geral do evento é a Produção Animal – “Sustentáveis Somos Nós” e, por isso, no dia 6 de março, o congresso vai debater o papel das explorações agropecuárias em regime extensivo na manutenção dos ecossistemas, ciclo de carbono e alimentação. Segundo a organização, estarão presentes representantes de associações ambientalistas e de agricultores, do Ministério da Agricultura, da comunidade científica e de profissionais de saúde humana e nutrição.

Ainda dia 6, primeiro dia das Jornadas, o congresso vai ter três salas a funcionar em simultâneo: Sala de Ruminantes, Sala de Equinos e Sala de Comunicações Orais. “Na Sala de Ruminantes, a sustentabilidade será discutida nas suas várias vertentes: produtividade, biossegurança, tecnologia e estratégia. Apostámos num modelo de comunicações curtas para abordar assuntos como a prevenção, bem-estar animal, certificação, avanços tecnológicos, estratégias de comunicação, resistência aos antibióticos, biodiversidade e proteção dos ecossistemas, entre outros assuntos”, revelou a organização.

Já na Sala de Equinos, o foco vai ser o bem-estar: transporte, maneio, alimentação, cuidados geriátricos, entre outros. Serão também abordadas técnicas de reabilitação e fisioterapia equina, estando prevista a realização de um workshop em laserterapia.

No segundo dia do congresso, irão decorrer “perto de uma dezena de workshops”.

As XII Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora vão contar com 30 oradores nacionais e internacionais de renome. Irá ainda decorrer um concurso de pósteres que visa premiar o que de melhor é feito em investigação pecuária em Portugal.