A Associação Portuguesa de Médicos Veterinários de Equinos (APMVE) já possui novos corpos sociais, tendo a eleição ocorrido no passado dia 30 de junho. Estes corpos sociais assumem a liderança da APMVE nos próximos três anos.
A direção, citada em comunicado, manifestou: “Somos uma associação jovem, mas cujo aumento de associados nos últimos anos demonstra cada vez mais a necessidade de os médicos veterinários de equinos se unirem numa só voz. Ser veterinário de cavalos é uma profissão fascinante, mas com desafios muito próprios”.
“Só é possível assegurar que os equídeos em Portugal continuem a ter acesso aos melhores cuidados se a catividade do médico veterinário de equinos for enquadrada pelas entidades oficiais e legislação vigente de uma forma adequada e sustentável às suas especificidades. Aqui estamos a falar no acesso célere a medicamentos indispensáveis para a prevenção de doenças e para a prática equina, assim como a agilização de procedimentos adaptada a uma clínica, na sua maioria de carácter ambulatório”, explica a nova direção.
A APMVE diz também estar ciente das mudanças da sociedade que afetam toda a comunidade equestre. “É, por isso, primordial auscultar e adaptarmo-nos a uma sociedade, que vai cada vez mais questiona o utilitarismo animal, mas que nem sempre por isso é conhecedora das peculiaridades dos equídeos ou das práticas equestres”, considera a associação.
A nova direção quer promover a associação como um veículo de informação e um recurso consultivo para o bem-estar dos equídeos.