Quantcast
Animais de Companhia

Cheque Veterinário da OMV já conta com 24 municípios associados

O Cheque Veterinário conta com 24 concelhos, após quatro novas adesões: Alcochete, Albergaria-a-velha, Ferreira do Alentejo e Alenquer.

O Programa Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em Risco, conhecido como Cheque Veterinário, conta agora com 24 concelhos associados, após quatro novas adesões: Alcochete, Albergaria-a-velha, Ferreira do Alentejo e Alenquer, avança o portal S+. Este programa foi criado pela Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) e visa a prestação de cuidados de saúde aos animais em risco.

Durante a pandemia da covid-19, existiu também um crescimento de 50 Centros de Atendimento Médico-Veterinário (CAMV) associados ao programa, contabilizando-se no total 355 centros.

 

Segundo o bastonário da OMV, Jorge Cid, citado em comunicado, este plano é fundamental para os municípios, permitindo atenuar o abandono animal e garantir a assistência de animais em risco, uma vez que algumas Câmaras Municipais ” não possuem sequer Centros de Recolha Oficial (CRO), nem médico veterinário municipal”, acabando por ter de recorrer à contratação de médicos veterinários.

O Cheque Veterinário é emitido pelo município/junta de freguesia aderente, referindo-se a animais em risco identificados pelas autarquias, e é utilizado nos CAMV associados.

 

Desde 2017, ano em que a iniciativa entrou em vigor, foram tratados mais de 5.500 animais.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?