Um consórcio europeu que junta 17 associações de produtores de suínos em 19 países europeus, liderado pela Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS), quer avaliar o impacto das medidas de bem-estar animal. A essas associações juntam-se dez universidades e quatro institutos de investigação.
Em comunicado, a FPAS informa que este consórcio, denominado de Welfarmers, apresentou a candidatura dentro do programa HORIZON EUROPE. A candidatura contempla ainda a criação de plataformas digitais para medir os níveis de bem-estar animal aplicado em vários países europeus.
As plataformas vão quantificar o nível de bem-estar dos animais nas explorações pecuárias de diferentes países, monitorizar a evolução da adaptação dos produtores às novas normas de bem-estar dos animais (barreiras e soluções) e avaliar os impactos socioeconómicos ao longo da cadeia de abastecimento.
O estudo centrar-se-á apenas numa espécie, os suínos, para maximizar o progresso com os recursos disponíveis, mas servirá, posteriormente, de modelo para outros setores pecuários da UE.