A GNR de Vinhais, em Bragança, encontrou três cães mortos e um com “sinais visíveis de maus-tratos” na passada sexta-feira num canil privado. As autoridades identificaram o dono do canil, um homem de 47 anos, e participaram o caso ao tribunal.
Em comunicado, a GNR explicou que a ação foi realizada “devido à suspeita de maus-tratos a animais de companhia” no canil e depois de a Autoridade Sanitária Veterinária Municipal ter solicitado apoio às autoridades.
Segundo a rádio local Brigantia, a veterinária municipal acompanhou a diligência e realizou a autópsia. A suspeita é que as mortes terão ocorrido por envenenamento.
No canil, a GNR encontrou “três cães já cadáveres e um outro com sinais visíveis de maus-tratos, estando subnutrido e desidratado”. O animal sobrevivente foi recolhido para o canil municipal de Vinhais e está a receber tratamento e cuidados veterinários.
Recentemente, um homem de 43 anos foi detido no Funchal, Madeira, pelo crime de maus-tratos a animais de companhia, que resultou na morte de um cão.