Eventos

Dia do Animal celebra-se a Norte

São já dois os espaços comerciais no norte do País que prometem iniciativas especiais para celebrar o Dia do Animal, que se comemora esta sexta-feira, 4 de outubro.

De 4 a 6 de outubro, o MAR Shopping, em Matosinhos, associa-se à MIDAS – Movimento Internacional de Defesa dos Animais para proteger os amigos de quatro patas, mas também o ambiente.

Por cada novo gosto na página de Facebook do MAR Shopping Matosinhos, será doado um euro, que reverterá para a instalação de 50 novos bebedouros no canil da associação, permitindo uma poupança anual de 243 mil litros de água, quase 450% do consumo atual desta organização. Para atingir o objetivo, são necessários 2 700 gostos.

No abrigo da associação estão cerca de 120 cães, distribuídos maioritariamente por grupos de dois a três por box. Cada espaço tem um balde com a capacidade de 15 litros e todos os dias a água destes baldes é mudada. Como os cães não consomem toda a água que é disponibilizada, a maior parte dela acaba por ser desperdiçada. “São 600 litros por dia, o que acaba por ser penalizador em termos ambientais e financeiros”, explicam os organizadores da iniciativa numa nota enviada às redações.

Ao longo destes três dias, o espaço comercial vai ainda organizar workshops gratuitos de educação canina, reutilização de materiais e alimentação natural, no piso zero.

Também a 4 de outubro, mas no Mira Maia Shopping, na Maia, vai decorrer um concurso fotográfico para pets e tutores. Das fotografias expostas serão selecionadas as melhores nas seguintes categorias: o pet mais simpático, o mais parecido com o seu dono, o mais fashion, o mais fofo, o mais cómico e o mais fotogénico. Os seis vencedores irão receber vales de dez euros para gastar na loja PetOutlet, situada neste espaço comercial.

Haverá ainda um Mural Pet Friendly, situado no piso zero, onde os mais pequenos poderão desenhar o seu animal preferido ou animal de estimação.