Quantcast
Investigação

Criado novo modelo que determina vetores responsáveis por língua azul e vírus Schmallenberg

ovelhas Veterinária Atual

Um grupo de investigadores do The Pirbright Insitute desenvolveu um novo modelo que consegue determinar os vetores responsáveis pela doença da língua azul e pelo vírus Schmallenberg, uma infeção que afeta ovelhas e cabras. De acordo com os responsáveis pela descoberta, este modelo poderá vir a ser utilizado noutras doenças.

Simon Gubbins, um dos investigadores envolvidos na descoberta, refere que “os modelos usados para estudar o surto de língua azul do Reino Unido em 2007 conseguiram demonstrar como é que a doença se espalhava, mas não eram sofisticados o suficiente para determinar a rota primária de transmissão, o que é crucial para controlar os primeiros surtos de forma rápida”.

O novo modelo agora apresentado tem a capacidade de distinguir as doenças que são espalhadas através do movimento de insetos e as doenças que se espalham através do movimento de animais. De acordo com os autores do estudo, já foi possível demonstrar que no caso dos dois vírus, os movimentos de insetos são responsáveis pela maioria das propagações entre explorações de produção animal.

Conheça o estudo em detalhe aqui.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?