O Hospital Veterinário Muralha de Évora e a Equimuralha são os responsáveis pelas XV Jornadas Internacionais, que se realizam nos dias 1 e 2 de março, em Évora, e tem por base o tema “360º em Torno da Pecuária”.
Vários partidos políticos foram convidados a apresentarem as suas propostas governamentais para o sector agrícola e, de acordo com a organização, esta é “uma oportunidade para todos os agricultores e produtores pecuários conhecerem as propostas dos partidos candidatos às eleições legislativas no próximo dia 10 de março”.
Para Nuno Prates, Presidente da Comissão Organizadora, é essencial destacar “a importância do associativismo como solução para os diferentes desafios que o sector enfrenta”, falando ainda que esta possa ser uma “oportunidade de os congressistas conhecerem o programa eleitoral dos partidos para poderem votar a proposta mais benéfica para o sector”.
No dia 1 de março, o evento é inaugurado com dois exemplos de sucesso de associativismo advindos de Espanha. Segue-se um debate em mesa-redonda, que irá discutir “a relevância da união dos produtores como a única salvação para a pecuária extensiva”, bem como o tema das pastagens regenerativas, como “estratégia vital de adaptação às alterações climáticas” e a doença hemorrágica epizoótica, que tem afetado “a rentabilidade de muitas explorações agrícolas”.
Nesta edição, as Jornadas vão também integrar a “Wool Conference 2024”, a primeira conferência internacional sobre a Lã, realizada em parceria com a ANCORME, que tem como objetivo valorizar a matéria-prima em questão, “envolvendo todos os elementos da fileira, desde a criação da ovelha à camisola que nos aquece”.
As Jornadas contam também com a realização de três workshops destinados a médicos veterinários, estudantes universitários e produtores de ovinos, tendo uma componente científica assinalada com a atribuição de três prémios em áreas distintas que visam valorizar as boas práticas aplicadas: “Inovação na Pecuária Extensiva 2024”, a segunda edição, “Prémio Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias” e Prémio ANEMB.