Quantcast
Animais de Companhia

O verão aproxima-se: Estes são os alertas a dar aos tutores

O verão aproxima-se: Estes são os alertas a dar aos tutores

Com o verão à porta, aumentam as temperaturas e as precauções a ter com os animais de companhia. Lembre os alertas que tem de dar aos tutores, de forma a evitar exaustão e insolação dos animais.

Num artigo para o Dvm360, o doutorado em medicina veterinária e conselheiro veterinário, Ricky Walther, relembra que “apenas uma mudança de quatro graus na temperatura interna pode matar um animal de companhia em minutos”. Nesse sentido, aconselha que os profissionais lembrem aos tutores para a importância de considerarem a humidade e a temperatura quando levam o animal a caminhar.

 

“Outra coisa a ter em mente nos dias quentes de verão é a temperatura do asfalto. Uma boa regra é testar o chão na parte de trás da mão. Se estiver demasiado quente para tocar, está demasiado quente para as patas do cão. As queimaduras nas patas são um perigo muito comum que aumenta no final da primavera e nos meses de verão”, alerta.

Uma recomendação a dar aos tutores é terem consigo um kit de primeiros socorros. “Sugiro incluir itens como garrafas de água estéreis, material de limpeza de feridas, gaze e qualquer medicamento que o animal de companhia tome. Os itens incluídos dependerão das necessidades exclusivas, idade, raça e condição de saúde do animal”, aponta. Nesse sentido, é importante o papel do médico veterinário a guiar o tutor no que é preciso nesse kit.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?