Animais de companhia

Terceira edição do Eu Cuido arranca hoje

A data não podia ter sido mais bem escolhida: hoje, Dia Mundial do Animal, arranca a terceira edição do projeto Eu Cuido, uma iniciativa educativa e de sensibilização para as questões relacionadas com animais de companhia. O projeto, que já chegou a 11 mil crianças do primeiro ciclo de escolaridade, vai ser hoje lançado simultaneamente em Lisboa, Porto e Faro.

A parte prática da iniciativa fica a cargo das equipas do Grupo Operacional Cinotécnico da Polícia de Segurança Pública (PSP), com a dupla agente e cão a contribuir com exemplos concretos nas sessões educativas. Já a parte teórica é conduzida por um formador, que complementa na aula a informação fornecida a partir de vídeos temáticos, cujos protagonistas são as personagens do Cão Peão, Zé Gato e uma médica veterinária.

Sob o mote “Um mundo melhor para os animais”, o projeto nasceu da colaboração da Mars Iberia e da Royal Canin com a Ordem dos Psicólogos, a PSP e a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Lisboa e Setúbal.

“Com o objetivo de educar uma geração futura, que aja na base do respeito e contribua para uma melhor convivência entre animais e humanos, tencionamos continuar a impactar mais alunos e chegar a cada vez mais locais do país”, afirma a responsável pelo projeto, Filipa Herédia.

“Esta é uma iniciativa sem fins lucrativos que pretende alcançar, ao longo deste ano letivo, cerca de 50 escolas desde Lisboa ao Porto e Algarve. Acreditamos que este é um projeto que transporta consigo um grande valor educativo e social, por esse mesmo motivo, estamos abertos a que mais parceiros se queiram juntar a nós nesta jornada!”, acrescenta a coordenadora do projeto.

Além da presença em sala de aula das forças de segurança nacionais, foram já formados mais de 200 agentes da PSP e militares da GNR para, de forma autónoma, realizarem sessões integrais nas escolas.

Desde novembro de 2017, o Eu Cuido já chegou a 560 professores e coordenadores do Ensino Básico, contou com a ajuda de 40 voluntários e passou por cerca de 90 escolas em locais como Lisboa, Setúbal, Sintra, Porto, Leiria, Santarém, Faro, Cascais, Braga, Açores e Madeira.