Hoje não é só Dia do Animal, é também Dia Mundial do Médico Veterinário. Recorrendo a dados estatísticos da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), a VETERINÁRIA ATUAL traça um pequeno perfil desta profissão em Portugal.
Existem em Portugal 6 263 médicos veterinários com inscrição ativa na OMV. São 528 os veterinários que pediram suspensão da sua inscrição por ausência no estrangeiro.
A maioria dos profissionais com inscrição ativa operam na zona da Grande Lisboa e sul do País (3171) e fazem parte do Conselho Regional Sul, seguindo-se o Conselho Regional Norte, com 1 575 profissionais e o Conselho Regional Centro, com 1 119. A zona do País com menor número de profissionais ativos, muito pela sua dimensão, é a Madeira, com 97 membros ativos da OMV.
Quanto a número de centros de atendimento médico-veterinários (CAMV), existem 1 632 clínicas e hospital em Portugal. A maioria – 413 – fica em Lisboa, seguindo-se Porto e Setúbal com 227 e 150 CAMV, respetivamente. Os distritos com menor número de CAMV são Bragança (19) e Guarda (22).
No último ano, abriram mais de 100 CAMV em Portugal, o que representa, segundo o diretor-geral da Vetbizz Consulting, Dilen Ratanji, um crescimento de 6,7%. “Com um crescimento do número de CAMV tão acentuado, a faturação média por CAMV apresentou naturalmente uma quebra, situando-se agora nos 122,5 mil euros. Com mais de 6,4 milhões de animais de estimação em solo português, é por de mais evidente a força e dinâmica do setor veterinário nacional”, comentou o consultor.
Os dados cedidos pela OMV foram atualizados em agosto deste ano. Contactada pela VETERINÁRIA ATUAL, a OMV explicou que a sua plataforma online vai ser atualizada e irá dispor de mais informações em breve, como uma caracterização dos médicos veterinários em Portugal por idade e sexo.