O projeto ‘Eu Cuido’, iniciativa educativa e de sensibilização para as questões relacionadas com animais de companhia lançado em 2017, já chegou a mais de 11 mil crianças do primeiro ciclo de escolaridade.
Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Mars Iberia, a Royal Canin, a Ordem dos Psicólogos Portugueses, a PSP e a GNR de Lisboa e de Setúbal, e já passou por mais de 80 escolas com as suas sessões lúdicas com a presença de animais com o objetivo de contribuir para “uma mudança de mentalidades nesta área ao abordar questões relacionadas com a saúde, bem-estar, comportamentos e necessidades, nomeadamente, de cães e gatos”.
Filipa Herédia, coordenadora do projeto, acrescentou: “Desde o arranque do ‘Eu Cuido’, temos tido uma enorme aceitação junto da comunidade escolar e acreditamos que este possa ser o ponto de partida para criar uma sociedade futura consciente para o bem-estar animal, pelo impacto que têm diretamente junto das crianças e, consequentemente, junto das suas famílias. No ano letivo 2019/2020, queremos continuar a levar estas ações de sensibilização a mais locais do País.”
A responsável diz ainda que “tem sido muito importante o envolvimento dos nossos parceiros, nomeadamente das forças de segurança nacionais. Além da presença em sala de aula dos seus cães, contamos já com um conjunto de agentes da PSP e militares da GNR a quem demos formação para que possam fazer as sessões integrais nas escolas, sem que sejam necessários os nossos formadores voluntários”.