A Purina, através do seu programa de aceleração de inovação Unleashed, vai apoiar seis start-ups da Europa e do Norte de África na área dos cuidados dos animais de companhia. Uma das empresas é portuguesa, a knok (plataforma digital de cuidados de saúde portuguesa).
Em comunicado, a Purina informa que dois dos participantes deste ano têm como centro de negócio a introdução de proteínas alternativas na alimentação dos animais de companhia, de modo a criar receitas sustentáveis, enquanto outros dão particular atenção à melhoria da qualidade de vida destes animais, através de novas soluções digitais em cuidado veterinário e bem-estar.
Outras das start-ups escolhidas foram a: eniferBio, Finlândia; MOA foodtech, Espanha; Kibus, Espanha; FERAGEN, Áustria, e Vetwork, Egito. Estes vencedores foram escolhidos entre um conjunto de 150 candidatos provenientes de 28 países.
Cada startup vai receber cerca de 48 mil euros para um projeto definido, de maneira a aumentar a escala do seu negócio enquanto beneficia igualmente da mentoria personalizada da Purina, de acordo com o seu tipo de negócio, e de formação dada por uma equipa multidisciplinar de especialistas da marca.
“Depois de uma pandemia, o número de tutores de animais de companhia e amantes de animais no seu geral, a nível global, tornou-se no maior de sempre e a indústria está a dar resposta, acelerando a sua inovação através da oferta de soluções mais ecológicas e inteligentes, nunca vistas até à data”, comenta o CEO da Nestlé Purina PetCare na Europa, Jeff Hamilton.
O CEO e cofundador da knok, plataforma digital de cuidados de saúde portuguesa, José Bastos, partilha: “A knok foi sempre uma empresa inovadora que se diferencia graças à sua habilidade de entender e reagir rapidamente às novas necessidades do mercado. Deste modo, identificámos esta necessidade de oferecer um serviço de cuidados para tratar dos animais de companhia, oferecendo simultaneamente conselhos sobre saúde, serviços e pós-serviços completos.
O programa de aceleração estará completo em outubro de 2022, com a nova fase de recrutamento para selecionar o grupo de 2023 já a arrancar nesse mesmo mês.