A Câmara Municipal de Santo Tirso já esterilizou 510 gatos de rua, desde o início do ano. Em comunicado, o município revela que, para tal, foi feito um investimento de cerca de 15 mil euros suportado inteiramente pelo orçamento municipal, realizado ao abrigo do Programa CED – Capturar, Esterilizar e Devolver.
“Este é, de facto, um investimento muito importante, que garante não só o controlo da reprodução destes animais, como a salvaguarda da saúde pública”, assumiu o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.
Inseridas no Programa CED, as esterilizações são feitas mediante a captura dos animais nas próprias colónias, sendo, posteriormente, devolvidos ao mesmo local. “A verdade é que a presença de gatos em colónias controladas é muito importante para a cidade porque evita a propagação de algumas pragas, ratos e outros animais que, reproduzindo-se de forma descontrolada, acabam por trazer problemas de salubridade”, explicou o autarca.
O concelho tem, de momento, mais de 30 colónias identificadas, cada uma delas com um responsável pela monitorização dos animais e pela sua alimentação. Quando é sinalizada uma colónia, os animais são recolhidos, esterilizados, e é-lhes colocado um chip em nome do município.
Recorde-se que, em 2020, Santo Tirso foi o município do País com maior investimento em esterilização de animais, entre um total de 150 municípios que aderiram à campanha promovida pela Direção-Geral de Alimentação Veterinária (DGAV).