Quantcast
Nutrição

Novas regras sobre alimentos biológicos para animais de companhia? Saiba aqui!

Novas regras sobre alimentos biológicos para animais de companhia? Saiba aqui!

O Parlamento Europeu aprovou as novas regras para a alimentação biológica destinada aos animais de companhia, após ter chegado a um acordo com o Conselho da União Europeia sobre a legislação final.

Uma das principais mudanças é em relação à percentagem de ingredientes biológicos. Desde 2022 que a legislação afirmava que uma alimentação animal só poderia ser etiquetada como biológica se todos os ingredientes tivessem origem bio. As regras nacionais deixaram de ser permitidas. Com as novas regras, o parâmetro muda para: pelo menos 95% em peso dos seus ingredientes agrícolas serem biológicos.

 

De forma a evitar o desperdício de produtos, o stock atual que foi etiquetado como biológico após 1 de janeiro de 2022 poderá continuar a ser vendido sem ser necessário adicionar o agora obrigatório logótipo biológico da União Europeia na embalagem.

Os produtores de alimentos biológicos para animais de companhia cujos principais ingredientes provêm da caça e da pesca poderão rotular os seus produtos como biológicos, desde que todos os ingredientes agrícolas dos alimentos sejam biológicos.

 

Após a aprovação formal do Conselho da União Europeia, a legislação entra em força três dias depois da publicação no Jornal Oficial da UE. Existirá um período de transição de seis meses para a colocação do logótipo.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?