A Provedoria Municipal dos Animais de Lisboa e a Emel anunciam o lançamento da campanha “Aqui há gato?” com vista à proteção dos gatos de rua, que arranca dia 30 de janeiro, com a primeira ação de rua em Arroios.
Esta ação visa proteger os gatos de rua que no Inverno se abrigam nos motores e embaladeiras dos automóveis para fugir ao frio. De acordo com o comunicado enviado pela Provedoria Municipal dos Animais de Lisboa,no âmbito desta iniciativa vai ser distribuído “um flyer em forma de bengala, que contém um QR Code para um vídeo que orienta a atuação dos automobilistas antes de arrancarem com os seus veículos estacionados na rua, para se certificarem que os felinos não são feridos por se encontrarem no motor ou de baixo do carro”.
O mesmo vídeo sensibiliza os cidadãos para o facto de existirem 1500 colónias de gatos em Lisboa, terminando a sublinhar que também estes animais são vizinhos de quem habita na cidade e, como tal, devem ser considerados e protegidos. “Esta é uma ação conjunta inédita, não só por juntar duas entidades cujas áreas de atuação são totalmente distintas, provando que as sinergias podem existir sempre que há vontade das partes, mas também porque é a primeira vez que se coloca na rua uma campanha que tem por objetivo proteger os gatos que se abrigam do frio junto dos automóveis estacionados”, explica Pedro Paiva, Provedor Municipal do Animais de Lisboa.
A ação “Aqui há gato?”, depois de arrancar em Arroios, seguirá o Areeiro, no mesmo dia, e para Campolide e Marvila, dia 31. Logo de seguida para todas as freguesias com a máxima celeridade, já que os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) preveem uma descida acentuada das temperaturas em Portugal, com variações na ordem dos 2ºC e 3ºC.