Quantcast
Médicos Veterinários

Ordens da Saúde juntam-se para sensibilizar Governo para o conceito One Health

Ordens da Saúde juntam-se para sensibilizar Governo para o conceito One Health iStock

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), juntamente com as Ordens da Saúde, pretendem sensibilizar o novo Governo para a importância da promoção do conceito One Health, que defende uma abordagem em uma só saúde (pessoas, animais e ecossistemas).

Tendo em conta o proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as instituições criaram e subscreveram o “Contributo para uma Política de Saúde”, que visa “pronunciar-se face à atual situação da saúde em Portugal, na perspetiva de uma só saúde, humana, animal e ambiental, reforçando um conjunto de preocupações que entendemos ser prioritárias”, afirma o documento disponível no site da OMV.

 

Apesar das instituições reconhecerem os esforços governamentais para melhorar a saúde e o bem-estar dos cidadãos, admitem continuar a verificar, “com apreensão, problemas de organização e suborçamentação que se traduzem na manutenção de desigualdades sociais e territoriais no acesso a cuidados”, refere o documento.

“Os modelos de resposta são ainda burocratizados, por vezes não desmaterializados e pouco integrados, com uma força de trabalho escassa e insatisfeita, com o encerramento de serviços, tempos de espera que não garantem respostas de saúde céleres ou atempadas e um conjunto de áreas críticas com necessidades não atendidas”, avançam as instituições.

 

E continuam: “este cenário compromete o acesso equitativo e universal aos cuidados de saúde, apenas possível através da garantia da sustentabilidade e eficácia do Sistema Nacional de Saúde (SNS)”.

Neste sentido, as instituições “consideram fundamental o reforço de políticas” e, para isso, sugerem a urgência em:

 

– Transformar a promoção da saúde e a prevenção de doenças numa prioridade estratégica máxima;

– Promover a literacia em saúde, incluindo a saúde animal, por via de campanhas de sensibilização e de educação para a saúde;

 

– Dotar os serviços de profissionais de saúde em número suficiente e competente para responder com qualidade e eficácia;

– Pugnar pela valorização e dignificação dos profissionais de saúde;

– Investir na área da saúde pública e na saúde mental, reforçando o número de profissionais nos cuidados de saúde;

– Desenvolver a área da saúde animal, dotando a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária de meios apropriados;

– Promover o investimento, a inovação e a investigação em saúde;

– Reforçar a integração da saúde com outras áreas de ação governativa;

– Diligenciar a integração de novas tecnologias que possam contribuir para a eficácia e eficiência do SNS;

– Incrementar o “orçamento dos programas transversais de promoção da saúde e saúde preventiva em sede interministerial”.

“Na defesa do direito à saúde, do papel crucial do SNS e dos sectores social e privado, e pela proteção da saúde humana, animal e ambiental, as Ordens Profissionais subscritoras apelam à ação imediata nestas matérias”, finaliza o documento.

Esta iniciativa junta a Ordem dos Biólogos, a Ordem dos Enfermeiros, a Ordem dos Farmacêuticos, a Ordem dos Fisioterapeutas, a Ordem dos Médicos, a Ordem dos Médicos Dentistas, a Ordem dos Nutricionistas e a Ordem dos Psicólogos.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?