A MSD Animal Health está a alertar para a importância da imunização animal como um instrumento essencial para proteger a saúde humana.
A empresa nota que a raiva mata cerca de 60 mil pessoas por ano, apesar de ser uma doença que é quase 100% evitável através da vacinação animal. A MSD Animal Health está a apoiar programas no sentido de aumentar as taxas de vacinação canina e reforçar a sensibilização para o problema.
O objetivo, partilhado com a Organização Mundial da Saúde Animal, é que, até 2030, ninguém morra de infeção por raiva transmitida por cães. O mesmo se aplica à leptospirose, outra doença infeciosa que afeta animais domésticos e selvagens, que é uma zoonose e que está disseminada em todo o mundo.
No caso dos animais de produção, estima-se que 20% da produção pecuária acaba por ser perdida devido a doenças. A empresa nota que a “imunização é aqui fundamental, pois favorece o abastecimento de alimentos de origem segura a uma população mundial em crescimento”.
Além disso, “maximiza a produtividade das explorações, reduz o risco de resistência aos antibióticos e evita assim o impacto das suas doenças na saúde dos seres humanos, na de outros animais e no ambiente”.