A MSD Animal Health, uma divisão da Merck & Co, já doou mais de 5 milhões de vacinas antirrábicas através do Programa Afya, desde que este foi lançado. O objetivo da organização global sem fins lucrativos é ajudar a atingir a meta da Organização Mundial da Saúde de zero mortes por Raiva humana transmitida por cães até 2030.
A empresa acredita firmemente que a raiva pode ser eliminada nos próximos sete anos, se governos, instituições de solidariedade, indústria, médicos veterinários e tutores de animais de companhia se unirem neste combate.
“Estamos firmes no nosso compromisso para com a eliminação da raiva, melhorando assim a saúde e o bem-estar dos seres humanos e dos animais. Através do Programa Afya da MSD Animal Health, temos testemunhado o poder da vacinação canina e como ela é essencial na luta global contra a Raiva”, sublinha a diretora geral da MSD Animal Health de Portugal, Chus Pérez.
A raiva tem uma taxa de mortalidade de 100% uma vez que os sintomas se desenvolvem e 99% dos casos humanos são transmitidos através de mordidas de cães. A raiva mata cerca de 59 mil pessoas por ano, muitas das quais são crianças.