A MSD Animal Health, uma divisão da Merck, anunciou os vencedores do Prémio Pignnovation High-Quality Pork 2024, reconhecidos pelos seus trabalhos centrados na inovação e tecnologia suína.
Em primeiro lugar, Romain Delcombel (BioAZ) com uma solução de imunoterapia como alternativa à castração de suínos; em segundo lugar, João Lopes (Redsoft Tecnologica LTDA) com uma solução para a monitorização da pontuação de condição corporal de fêmeas suínas e em terceiro lugar, Jaap de Wit (Westfort) com uma solução de melhorias para o processo de identificação de suínos.
Nesta primeira edição, candidataram-se 39 empresas de diferentes partes do mundo, e os vencedores foram selecionados por serem capazes de contribuir para a inovação e tecnologias suínas em áreas que promovem uma mudança positiva na indústria, incluindo reprodução, crescimento, saúde, bem-estar e sustentabilidade, explica a nota de imprensa.
Relativamente ao prémio, Rika Jolie, especialista global de suínos na MSD Animal Health, referiu que “através das suas soluções inovadoras, estes três líderes e as suas empresas demonstraram a dedicação para contribuir para a evolução na indústria suína, enquanto colocam o bem-estar dos animais em primeiro lugar”.
Os vencedores foram avaliados por um painel de jurados composto por membros da MSD Animal Health, bem como especialistas independentes da indústria suína, e foram avaliados em 13 critérios que contemplaram, entre outros aspetos: bem-estar animal, apoio técnico, novidade e originalidade da solução, proposta de valor do projeto e facilidade de implementação.
O prémio, com um valor total de 150.000 dólares, será dividido entre os três vencedores da seguinte forma: Romain Delcombel, (75.000 dólares); João Lopes, Redsoft Tecnologica LTDA (50.000 dólares) e Jaap de Wit, Westfort (25.000 dólares).
“Este tipo de prémios serve para reconhecer projetos que estão a ter um impacto relevante na indústria porcina, assim como na saúde e bem-estar animal em geral. Poder ter acesso a oportunidades como esta é a chave para empresas, start-ups e líderes de referência na indústria porcina em Portugal, e é um prazer poder impulsionar iniciativas como esta no país”, assegurou Nuno Costa, responsável da Unidade Food Production Animals (FPA) da MSD Animal Health em Portugal.