Quantcast
Animais Selvagens

Lince ibérico passou de ‘Em Perigo para Vulnerável’ na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da UICN

iStock

O estado de conservação do lince ibérico melhorou de ‘Em Perigo para Vulnerável’, com a população a aumentar exponencialmente de 62 indivíduos maduros em 2001 para 648 em 2022, anuncia a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Hoje, a população total, incluindo linces jovens e adultos, é estimada em mais de 2.000. Os esforços de conservação desta espécie-chave concentraram-se no aumento da abundância das suas presas na proteção e restauração do matagal mediterrânico e do habitat florestal, assim como na redução das mortes causadas pela atividade humana.

 

“A expansão da diversidade genética das espécies através de translocações e de um programa de melhoramento ex-situ tem sido fundamental para aumentar o número”, indica a UICN em comunicado no seu site, informando também que desde 2010, mais de 400 linces ibéricos foram reintroduzidos em partes de Portugal e Espanha. O lince ibérico ocupa agora pelo menos 3.320 km 2, um aumento em relação aos 449 km 2 de 2005.

No entanto, há que realçar o esforço de recuperação da espécie, que continua ameaçada, principalmente devido às potenciais flutuações da população de coelho europeu caso haja novos surtos de vírus.

 

No que diz respeito às principais ameaças, a UICN destaca também a sua suscetibilidade a doenças de gatos domésticos, a caça furtiva e os atropelamentos e as alterações dos habitats relacionadas com as questões climáticas.

“A maior recuperação de uma espécie de felino alguma vez conseguida através da conservação, este sucesso é o resultado de uma colaboração empenhada entre organismos públicos, instituições científicas, ONGs, empresas privadas e membros da comunidade, incluindo proprietários de terras locais, agricultores, guardas florestais e caçadores, assim como entidades financeiras e apoio logístico ao projeto LIFE da União Europeia ”, afirmou Francisco Javier Salcedo Ortiz, Coordenador do projeto LIFE Lynx-Connect, que liderou a ação de conservação do lince ibérico . “Ainda há muito trabalho a fazer para garantir que as populações de lince ibérico sobrevivam e que a espécie recupere em toda a sua área de distribuição indígena. Olhando para o futuro, existem planos para reintroduzir o lince ibérico em novos locais no centro e norte de Espanha”, denota.

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?