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Animais de companhia

Grupo de defesa animal apela ao fim da publicidade sobre cães com formas corporais extremas

Grupo de defesa animal apela ao fim da publicidade sobre cães com formas corporais extremas iStock

O grupo Internacional de trabalho sobre conformações extremas em cães (ICECDogs) lançou um guia para publicitários, baseado em investigações do Royal Veterinary College (RVC), que aconselha a evitar o uso de imagens de cães com formas corporais extremas em publicidade, rede sociais e media.

O ICECDogs é uma organização multinacional que combate os problemas de saúde e de bem-estar causados ​​por conformações corporais extremas, definidas como alterações físicas significativas e que são produto da seleção humana. Exemplos de raças afetadas incluem o Buldogue francês, o Pug, o Buldogue inglês e o Dachshund.

 

O grupo internacional de trabalho insta os especialistas em publicidade e os utilizadores de redes sociais a deixarem de utilizar imagens de cães com conformações extremas, a não ser que tenham o intuito de proteger a saúde e o bem-estar canino. Em vez disso, o guia recomenda a utilização e promoção de imagens de cães com conformações saudáveis.

O guia também detalha os atributos físicos que um cão deve ter para desfrutar de uma vida plena e sem limitações de saúde, frisando que os problemas comuns de saúde e bem-estar resultantes de conformações extremas incluem dor crónica, como úlceras oculares, e incapacidade física, como dificuldades respiratórias.

 

A criação destas guidelines foi despoletada pelo facto de, na última década, ter aumentado a procura por cães com características extremas, nomeadamente dobras cutâneas excessivas, cauda e pernas curtas ou rosto plano, sendo esta procura impulsionada, em parte, devido à normalização destas características em publicidade e redes sociais.

Desta forma, o grupo apela a que os publicitários tenham atenção a esta problemática e usem imagens de cães cuja conformação extrema não seja evidente. Além disso, apela ainda a que o público denuncie anúncios que violem estas diretrizes.

 

“Milhões de cães sofrem todos os anos com formas corporais extremas e desnecessárias. Esta mensagem apela aos publicitários para ajudarem a acabar com esta normalização do sofrimento canino e promover formas corporais saudáveis ​​em cães”, afirmou Dan O’Neill, um dos membros do grupo.

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