A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês), a Organização Mundial da Saúde Animal (WOAH, na sigla em inglês), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP, na sigla em inglês) lançaram um Plano de Ação Conjunto sobre a One Health.
Em comunicado, as organizações referem que o primeiro plano conjunto tem como objetivo criar um enquadramento para integrar sistemas e capacidade para que em conjunto possam melhor prevenir, prever, detetar e responder a ameaças à saúde.
O plano de cinco anos (2022-2026) foca-se no apoio e expansão de capacidades em seis áreas: capacidades One Health para sistemas de saúde; epidemias zoóticas emergentes e reemergentes; doenças tropicais e transmitidas por vetores negligenciadas; riscos de saúde alimentar; resistência antimicrobiana; e ambiente.
O plano estabelece objetivos operacionais, que incluem:
- Proporcionar um quadro de ação coletiva e coordenada para integrar a abordagem One Health a todos os níveis;
- A prestação de orientação e aconselhamento legislativo a montante e assistência técnica para ajudar a definir objetivos e prioridades nacionais;
- Promover a colaboração multinacional, multissetorial, multidisciplinar, a aprendizagem e o intercâmbio de conhecimentos, soluções e tecnologias;
- Promoção dos valores da cooperação e da responsabilidade partilhada, a ação e parceria multissetoriais, a igualdade de género e a inclusão.
“Usar a perspetiva One Health que una todos os setores relevantes é fundamental para enfrentar ameaças globais para a saúde, como a varíola, a covid-19 e o ébola”, declarou a diretora-geral da WOAH, Monique Eloit. “Tudo começa por garantir a saúde dos animais. A saúde animal é a nossa saúde, é a saúde de todos.”