O Programa das Nações Unidas para o Ambiente (conhecido pela sigla em inglês UNEP) juntou-se à coligação que junta a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) na promoção da abordagem One Health.
“Somos mais fortes com a adesão do UNEP à coligação”, disse o diretor-geral da FAO, QU Dongyu, citado em comunicado, acrescentando: “O UNEP já está ativo em áreas relevantes do trabalho tripartido”.
O memorando de entendimento assinala que o UNEP “define a agenda ambiental e promove a implementação coerente da dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável no sistema das Nações Unidas e serve como um defensor autoritário do ambiente global”.
O trabalho da aliança recém-alargada centrar-se-á num Plano de Ação Conjunto de Saúde, que inclui seis objetivos:
- reforçar a capacidade dos países para reforçar os sistemas de saúde no âmbito de uma abordagem One Health;
- reduzir os riscos de epidemias zoonóticas emergentes ou reemergente;
- controlar e eliminar doenças zoonóticas endémicas, negligenciadas tropicais ou vetoriais;
- reforçar a avaliação, gestão e comunicação dos riscos para a segurança alimentar;
- conter a pandemia silenciosa de resistência antimicrobiana (RN);
- Melhorar a integração do ambiente na abordagem One Health.
O desafio passa agora pela implementação. O diretor da FAO, QU Dongyu, nota que as principais questões são “Como traduzir o nosso trabalho no terreno para apoiar os nossos deputados? E como mobilizamos mecanismos de financiamento e financiamento para apoiar o Plano De Ação Conjunto?”.