Quantcast
Produtos

Daxocox é o novo AINE semanal para reduzir o risco de ‘breakthrough pain’

A Ecuphar lançou o Daxocox, que a empresa afirma ser o 1º e único AINE de administração semanal, para reduzir risco de breaktrough pain.

A Ecuphar lançou o Daxocox, que a empresa afirma ser o primeiro e único AINE de administração semanal. Em comunicado, a farmacêutica revela que o produto pretende promover a melhoria significativa dos sinais clínicos associados à dor da osteoartrite (OA) canina,1,2, ajudando a reduzir o risco de breaktrough pain.

O Daxocox (enflicoxib, um inibidor seletivo COX-2) possui uma farmacologia fásica de 7 dias. A fase de formação lenta, ligação (aos glóbulos vermelhos e proteínas plasmáticas) e eliminação lenta do metabolito ativo do enflicoxib, o pirazol. Estas fases criam “um equilíbrio que mantém os níveis plasmáticos estáveis ao longo de 7 dias” 3, afirma a Ecuphar.

O pirazol tem uma ação inibitória seletiva da COX-2, sendo o responsável pelo efeito terapêutico do Daxocox.  “Os níveis de substância ativa, enflicoxib, são reduzidos a níveis basais antes da próxima administração semanal. Uma vez que não ocorre acumulação excessiva nem do metabolito, nem da substância ativa, o Daxocox pode ser administrado continuamente, sem necessidade de intervalos ou interrupções” 3, explica a empresa.

Com base em relatórios internos 1,2 , os efeitos adversos registados são idênticos aos de outros AINEs. “Nos estudos clínicos de segurança TAS efetuados durante o registo do Daxocox, utilizando uma dose até cinco vezes superior à dose recomendada, não foram observadas reações adversas relacionadas com o tratamento4 ”, informa a Ecuphar.

Comentário da Ecuphar Portugal

O general manager and technical director na Ecuphar Portugal, Jorge Norte, afirmou: A administração semanal do Daxocox, um comprimido saborizado, ajuda a ultrapassar alguns dos desafios da gestão da OA canina comuns à maioria dos médicos veterinários. O Daxocox permite um controlo consistente da dor, ao longo de 7 dias, através de uma formulação e posologia que favorece o cumprimento da terapêutica, sendo verdadeiramente transformador no maneio da OA canina.”

Recode-se que a breaktrough pain é definida como “uma dor súbita, intensa e de curta duração que irrompe e afeta a analgesia que controla a dor” 5. Os médicos veterinários estimam que ocorra breaktrough pain em cerca de metade dos seus casos de OA canina6 e os titulares indicam uma prevalência superior, de cerca de 80%7 .

Referências:

  1. Internal report: DA/197/C, pending publication.
  2. Internal report: DA/184/C, pending publication.
  3. Internal report: PK_001_2018, pending publication.
  4. Homedes J, et al. Long-term safety evaluation of Daxocox® tablets (enflicoxib) in dogs after weekly oral administrations for seven months. BMC Veterinary Research (2021) 17:205
  5. 2014 WSAVA Guidelines for recognition, assessment and treatment of pain
  6. Daxocox® Vet Insight Executive Summary (N=200), January 2021.
  7. Daxocox® Pet Owner Insight Executive Summary (N=200) January 2021.
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?