A MSD Animal Health, uma divisão da farmacêutica Merck, anunciou que a Comissão Europeia (CE) aprovou o medicamento Bravecto (fluralaner) 150 mg/ml pó e solvente para suspensão injetável em cães.
Este medicamento veterinário tem luz verde para a eliminação imediata e persistente das pulgas (Ctenocephalides felis e Ctenocephalides canis), eliminação persistente de carraças, a partir de 3 dias até 12 meses após o tratamento, para Ixodes ricinus, Ixodes hexagonus, e Dermacentor reticulatus, e a partir de 4 dias até 12 meses após o tratamento, para Rhipicephalus sanguineus.
Esta formulação injetável de Bravecto pode ser utilizada por ou sobre a supervisão de um Médico Veterinário e está indicada para cães com idade igual ou superior a 6 meses. Adicionalmente, este medicamento, reduz o risco de infeção por Babesia canis canis transmitida por Dermacentor reticulatus a partir do terceiro dia após o tratamento até 12 meses, e também reduz o risco de infeção por Dipylidium caninum transmitido por Ctenocephalides felis até 12 meses.
“Durante uma década, a MSD Animal Health tem-se orgulhado de proporcionar uma proteção de longa duração contra pulgas e carraças com o medicamento veterinário Bravecto”, afirmou Holger Lehmann, vice-presidente da Research & Development – Pharmaceuticals, da MSD Animal Health.
E continua: “Com a aprovação de uma formulação injetável de Bravecto, expandimos o nosso portefólio com uma inovação na luta contra os parasitas, fornecendo aos Médicos Veterinários uma injeção, para cães com 6 ou mais meses de idade, que proporciona uma proteção contra pulgas e carraças durante um ano após uma única administração”.
Esta aprovação pela CE vem na sequência da opinião positiva do Comité dos Medicamentos Veterinários (CVMP) da Agência Europeia de Medicamentos emitida em Dezembro de 2023.