A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou duas novas indicações terapêuticas para o Bravecto (fluralaner) – comprimidos mastigáveis para cães. O medicamento da MSD Animal Health é agora indicado: para a redução do risco de infeção por Dipylidium caninum (ténia da pulga) através da transmissão por Ctenocephalides felis (pulga do gato), por um período até 12 semanas; e a eliminação persistente das carraças, de sete dias a 12 semanas após o tratamento para Ixodes hexagonus (carraça do ouriço).
Segundo explicado em comunicado, as novas indicações receberam um parecer positivo da Comité dos medicamentos veterinários (CVMP) em junho de 2022. Em 2021, o Bravecto já tinha recebido a aprovação para a redução do risco de infeção por Babesia canis via transmissão por Dermacentor reticulatus.
Os animais de companhia ficam parasitados com Dipylidium caninum ao ingerirem pulgas infetadas quando estão a tratar de si, nomeadamente ao limparem-se ou ao lamberem outro animal de companhia. A pulga do gato também é a espécie de pulga mais comum nos cães. A ténia das pulgas também pode ser transmitida por Trichodectes canis (piolhos mastigadores).
Um estudo de 2018 mostrou que a eficácia inseticida de um único tratamento de fluralaner administrado, por via oral ou tópica, impedia a transmissão de Dipylidium caninum de pulgas infetadas a cães suscetíveis por um período até 12 semanas após a administração. 1
“As novas indicações do Bravecto Comprimidos Mastigáveis para incluir a redução do risco de infeção por Dipylidium caninum e a eliminação persistente de carraças para Ixodes hexagonus são um avanço bem-vindo”, disse a marketing manager de Animais de Companhia na MSD Animal Health Portugal, Teresa Cabrita.
“Com estas indicações recentemente aprovadas, os médicos veterinários podem ter a paz de espírito de que o Bravecto não só está a proporcionar uma cobertura duradoura contra pulgas e carraças, como também está a ajudar na proteção dos seus pacientes contra Dipylidium caninum com uma única dose”, declara a responsável.
O Bravecto está disponível como um comprimido mastigável e uma solução “spot-on” para utilização em cães, e como duas soluções “spot-on” para utilização em gatos, um ectoparasiticida e um endectocida.
As condições detalhadas para a utilização estão descritas no resumo das características do medicamento veterinário (RCMV). Pode ver aqui a versão atualizada do RCMV [https://www.msd-animal-health.pt/offload-downloads/bravecto-caes/].
Referências:
1 – Gopinath D, Meyer L, Smith J, Armstrong R. Topical or oral fluralaner efficacy against flea (Ctenocephalides felis) transmission of Dipylidium caninum infection to dogs. Parasites & Vectors 2018;11:557.