Quantcast
Eventos

Medicina Veterinária e Saúde Pública debatem One Health

iStock

O conceito One Health vai estar em destaque numa das sessões do V Congresso Nacional dos Médicos de Saúde Pública, a decorrer no próximo dia 1 de outubro, em Torres Vedras.

Tendo como principal objetivo a promoção do debate e da reflexão em torno da importância da interconexão entre saúde humana, animal e ambiental na vigilância de zoonoses, esta sessão plenária juntará à mesma mesa Medicina Veterinária e Saúde Pública, contando com a participação de Yolanda Vaz, médica veterinária e diretora de Serviços de Proteção Animal da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), e de Pedro Pinto Leite, médico especialista em Saúde Pública e diretor de Serviços da Direção de Serviços de Informação e Análise da Direção-Geral da Saúde (DGS).

 

O projeto Sistema Integrado de Vigilância de Zoonoses (SIVIZ) será, de acordo com o comité científico e organizador deste congresso, o tema central da sessão dedicada ao One Health. “Importa destacar que o mesmo envolve autoridades competentes em matéria de saúde humana (DGS) e animal (DGAV) e os laboratórios nacionais de referência (INSA e INIAV), com o objetivo de estabelecer um sistema nacional integrado e inovador de vigilância de zoonoses, como a Febre do Nilo Ocidental, a Febre do Vale de Rift e a Febre Q, entre outras”, destacam os organizadores.

Através deste projeto, adiantam, “será desenvolvida uma plataforma que permitirá a interoperabilidade dos sistemas de informação das referidas instituições, recolhendo dados sobre doenças humanas, doenças animais e agentes patogénicos em vetores, bem como sobre o ambiente”.

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?