Dentisteria Veterinária

WSAVA lança primeiras diretrizes para dentisteria veterinária

A World Small Animal Veterinary Association (WSAVA) lançou no final do passado mês de setembro as primeiras Diretrizes Globais para a dentisteria veterinária, um documento há muito desejado pelos profissionais do setor em todo o mundo e que permitirá oferecer melhores cuidados dentários aos pacientes.

Além de informação em relação às patologias orais mais comuns em animais, este documento vem trazer recomendações para os profissionais do setor acerca de como devem realizar alguns procedimentos chave. As diretrizes da WSAVA têm também como principal foco a rejeição da dentisteria veterinária sem anestesia, descrevendo-a como “ineficiente” e como uma causa de stresse e sofrimento desnecessário.

A WSAVA sublinha que estas diretrizes são fundamentais, uma vez que as doenças dentárias e orais são o problema médico “mais comum” na medicina de pequenos animais. Aém disso, importa referir que apesar de estas serem algumas das doenças que mais dor causam aos animais de companhia são também as mais difíceis de detetar, uma vez que os pacientes não demonstram sinais de dor.

A associação sublinha ainda que o ensino de medicina veterinária carece ainda de formação em dentisteria veterinária, sendo raros os casos de instituições que oferecem programas nesta área.

Conheça as diretrizes da WSAVA aqui.