A World Small Animal Veterinary Association (WSAVA) e o One Health Committee (WSAVA OHC) lançaram recentemente um documento de recomendações que evidencia o valor das relações comerciais entre os setores farmacêutico e biotecnológico da saúde humana e animal. O manual foi publicado pelas duas entidades na sequência de um workshop sobre Oncologia Comparativa, no Congresso Mundial da WSAVA em Toronto, no ano passado.
O objetivo é dar continuidade ao desenvolvimento de uma nova estratégia para melhorar o desenvolvimento de medicamentos contra o cancro, utilizando uma abordagem “One Health”.
Muitos dos cancros que afetam os animais de companhia ocorrem também nos seres humanos. Assim, a relação entre os setores oferece a oportunidade de melhorar a vida de doentes animais e humanos, através do estudo paralelo de cancros e tratamentos em ambas as espécies.
O workshop contou com a participação de vários membros do WSAVA OHC, académicos e representantes da indústria que trabalham na investigação do cancro, com ênfase na descoberta de medicamentos.
O documento “Delivering Innovation to Oncology Drug Development through Cancer Drug DISCO (Development Incentive Strategy using Comparative Oncology): Perspetivas, lacunas e soluções”, que resultou do workshop, foi agora publicado na revista científica Annals of Medicine and Clinical Oncology e apresenta várias perspetivas comerciais sobre a relação mais cooperante entre os setores farmacêutico e biotecnológico da saúde humana e animal.
“Esta abordagem é um valor central da nossa nova estratégia de desenvolvimento de medicamentos contra o cancro”, refere David Warshawsky, fundador e presidente da Vuja De Sciences e pioneiro da Drug DISCO.
“O campo da oncologia comparativa como parte do desenvolvimento de medicamentos contra o cancro destaca-se como um exemplo bem-sucedido da abordagem One Health à medicina e este novo documento apresenta uma estratégia matizada e inovadora para proporcionar esta oportunidade translacional”, disse Michael Lappin, presidente do Comité One Health da WSAVA.
Os autores e o WSAVA OHC planeiam utilizar o documento para aumentar a sensibilização para a oncologia comparativa e impulsionar a sua utilização para criar o alinhamento proposto e necessário entre a farmácia e a biotecnologia entre estes dois setores.