A tendência não é nova: há já alguns anos que existem no mercado norte-americano suplementos alimentares e rações animais produzidas com derivados de canábis. E com recente aprovação da Proposition 64, são cada vez mais os médicos-veterinários do país que defendem os benefícios da utilização de medicamentos à base de canabidiol em animais.
Falamos de um elemento químico encontrado na maior parte da estruturação da Cannabis sativa, conhecida como marijuana, e que segundo os especialistas pode ter efeitos benéficos nos animais, nomeadamente ao nível da dor e da ansiedade.
Liz Hughston, membro da Academia Veterinária Internacional, refere que apesar da falta de regulamentação, os donos de animais de companhia dos EUA não se têm inibido de experimentar tratamentos com canabidiol nos seus animais como alternativa a outros tratamentos.
De acordo com a responsável, é por isso importante que se incentivem as investigações aos efeitos do canabidiol, sobretudo para que sejam colocados de lado os preconceitos ainda existentes acerca do consumo de canábis.