A British Small Animal Veterinary Association (BSAVA) e a British Veterinary Zoological Society (BVZS) juntaram-se para oferecer vários conselhos aos donos de tartarugas, nomeadamente dicas sobre o que fazer antes de o seu animal entrar em hibernação.
De acordo com as organizações, depois de um período de hibernação muitas tartarugas chegam aos consultórios veterinários com sinais de anorexia ou perda de peso extrema. Por isso, e para evitar que os animais fiquem doentes depois destes períodos, ambas decidiram reunir um conjunto de dicas.
“Temos hoje um conhecimento muito maior acerca da saúde das tartarugas e das suas necessidades de bem-estar, contudo é possível que aqueles que têm tartarugas há décadas não estejam alerta para as novas práticas. Devemos encorajar os donos deste animais a fazerem check-ups de saúde regulares para garantir uma boa saúde e para garantir que estes estão preparados para prevenir problemas de saúde”, refere a BSAVA.
De acordo com o guia, estas são as principais dicas que deve ter em conta:
- Leve a tartaruga ao médico veterinário antes de um período de hibernação;
- Durante a hibernação arrefeça gradualmente o ambiente da tartaruga e procure dar-lhe banho diariamente. Na última semana de hibernação, a tartaruga deve ser colocada a uma temperatura semelhante à do exterior e não deve tomar banho;
- Os animais devem ser pesados diariamente durante este período para garantir que a perda de peso não excede os 5% do peso inicial. É normal que ocorra uma perda nas primeiras semanas, mas continuar a haver perda de peso na terceira semana deve terminar o período de hibernação da tartaruga de imediato.