Mais de 200 comunicações, 18 workshops e oito seminários marcaram a edição deste ano da Southern European Veterinary Conference (SEVC), que se realizou entre os dias 20 e 22 de outubro, em Granada.
De acordo com o Argos Portal Veterinaria, a edição deste ano contou com a discussão de temas chave para os profissionais do setor, com especial destaque para a abordagem do tema ‘Cardiologia canina e felina’.
Iolanda Navaló, médica veterinária, debruçou-se sobre o tema e explicou que no que diz respeito à cardiomiopatia hipertrófica é preciso “ter em conta o risco de trombose e recorrer a anticoagulantes, analgésicos para reduzir a dor, terapia de suporte com fluídos e antibióticos”.
Carlo Siracusa, médico veterinário americano, falou de agressividade canina e recomendou “técnicas de condicionamento clássicas para reduzir o stresse dos animais e criar uma associação positiva” nas idas ao veterinário. Quanto à permanência dos donos na sala, esta vai depender de caso a caso. Carlo Siracusa referiu que costuma permitir uma vez que pode ser uma ajuda e tornar a consulta mais segura.
De resto debateram-se ainda os transtornos linfoproliferativos e o linfoma, “termo genérico que se refere a um grupo de neoplasias com diferentes características cujo único ponto em comum é que originam um tecido linfoide”.