O Jardim Zoológico de Brasília, no Brasil, realizou recentemente uma cirurgia inédita e que deu melhor qualidade de vida a um tucano com o bico partido. A instituição realizou, pela primeira vez, uma cirurgia de colocação de uma prótese para substituir o bico partido do animal.
Em parceria com uma clínica privada, que já havia realizado o procedimento noutras nove aves, os médicos veterinários do Zoo de Brasília realizaram a cirurgia com uma duração de uma hora e meia e que tinha como objetivo devolver a qualidade de vida ao animal.
De acordo com os responsáveis pela cirurgia, o bico dos tucanos permite-lhes não só alimentarem-se corretamente, como controlar a temperatura e a atração sexual. Segundo a publicação brasileira Metrópoles, os resultados são praticamente imediatos, uma vez que logo após a cirurgia o animal volta a poder alimentar-se corretamente.
Mas até à realização da cirurgia de colocação da prótese há vários passos a considerar, como a criação de imagens digitais do bico, que posteriormente são enviadas para um designer que as transforma em 3D.
Depois de analisada a possibilidade de realização da cirurgia, as imagens são enviadas para uma equipa que cria um modelo em 3D e que faz a prótese, com um material à base de milho biocompatível e biodegradável, para que possa depois ser colocada pelos médicos veterinários.
Mas a cirurgia não acaba por aqui. Como o bico dos tucanos funciona como um instrumento de acasalamento, uma vez que é o que confere atração sexual ao animal, os médicos veterinários pintaram a prótese, originalmente branca, em tons de laranja e preto, à semelhança de um bico verdadeiro.
Nota: Fotografia retirada do site G1.globo.com