Quantcast
Investigação

Detetados casos de Onchocerca lupi em Espanha

Um investigador da Universidade de Waikato, na Nova Zelândia, recebeu uma bolsa no valor de 30 mil libras para levar a cabo um ensaio clínico cujo objetivo é perceber se os cães podem ou não ser uma ‘arma’ eficaz na deteção precoce do cancro do pulmão.

Foram detetados, pela primeira vez em Espanha, casos de Onchocerca lupi, infeção que provoca problemas oculares em cães e que já havia sido detetada em várias partes do mundo, nomeadamente em Portugal. De acordo com a publicação Argus, a descoberta foi feita por investigadores da Universidade Complutense de Madrid, do Hospital Veterinario Guadiamar de Sevilha e da Universidade de Bari, em Itália.

A infeção por Onchocerca lupi pode causar vários problemas oculares em cães e já havia sido detetada em vários países. Em Portugal já tinham sido notificados casos de infeção num gato e em cães.

No estudo agora publicado foram analisados 104 cães de diversas raças e idades de um canil perto de Huelva, tendo sido recolhidas amostras de pele que depois foram analisadas por microscópio e mediante PCR. Os resultados revelaram que cinco dos animais testaram positivo para a presença de Onchocerca lupi e um dos animais mostrava sintomas neurológicos, apesar de não ter nenhuma anormalidade dos olhos.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?