Quantcast
 

Vetbizz: Um ponto de referência na agenda dos médicos veterinários

Vetbizz: Um ponto de referência na agenda dos médicos veterinários

O Vetbizz – Encontro Anual de Gestão Veterinária “é já um ponto de referência na agenda dos médicos veterinários”, declarou Laurentina Pedroso, bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) durante a sessão de abertura do evento que decorreu no Sana Malhoa Hotel a 27 de setembro, em Lisboa.

Os temas em discussão foram os mais variados, tendo sido repartidos por cinco painéis. O primeiro abordou as questões relacionadas com ‘Motivação e Liderança’, onde Anabela Chastre, consultora de recursos humanos, apresentou a palestra ‘Incentive o compromisso dos melhores e dos líderes: tire partido do talento interno’. Já Luis Matias, responsável pela área de veterinária/hemodiálise na Fresenius, fechou o painel com uma intervenção sobre “As novas tecnologias ao serviço da medicina veterinária’ onde aconselhou a que “se utilize a informática como um serviço pago por resultados”.

Com a revelação de Carlos Santos, diretor do Instituto de Formação em Franchising (IIF), de que “a área da Medicina Veterinária não tem sido muito explorada ao nível do franchising”, durante a palestra sobre ‘Como Potenciar um Crescimento Sustentado do seu negócio’, deu-se início ao segundo painel do dia intitulado Como Potenciar um Crescimento Sustentado para o seu Negócio. Seguiu-se a intervenção de Paula Matias, diretora-clínica iCare Twin Towers, sobre como melhorar a gestão de clientes através de um atendimento mais personalizado e de uma gestão de reclamações mais eficaz. Dilen Ratanji, responsável pelo Vetbizz Consulting, fechou o segundo painel e explicou como maximizar a eficiência no controlo de tesouraria, melhorando o sistema de gestão de cobrança das clínicas. Neste sentido salientou que os centros de atendimento médico veterinário (CAMV) “devem efetuar uma análise interna regular de modo a aumentarem a rentabilidade”, sendo que um dos aspetos a privilegiar é a base de dados, ou seja, “é necessário converter os dados em informação”.

 

A tarde começou com o painel ‘Cumpre com as suas Obrigações Legais? Conheça as Alterações e Esclareça as Dúvidas’, inteiramente dedicado às questões das leis laborais. Inês Arruda, da Vasconcelos Arruda Advogados, ficou encarregue das palestras ‘Quais as implicações e consequências das novas leis laborais’ e ‘O que se esperar das novas medidas laborais para 2012’.

Das leis às cooperativas, durante o painel quatro intitulado ‘O Potencial do Modelo Cooperativo’, explorou-se as questões relacionadas com este modelo de negócio. Eduardo Graça, presidente da direção da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), dedicou-se ao tema ‘Cooperativismo: uma alternativa em tempo de crise’, enquanto Marília Calçada, diretora técnica-comercial da Codivet – Coopertaiva de Distribuição e Comercialização de Produtos Veterinários, ao da ‘Codivet: presente, e futuro na Medicina Veterinária’.

 

Por último, a mesa redonda ‘Como pode a especialização melhorar o seu negócio?’, com moderação de Sónia Ramalho, editora da VETERINÁRIA ATUAL, analisou o estado da especialização em Medicina Veterinária em Portugal. Lisa Mestrinho, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Estomatologia Dentária Veterinária (SPMEDVE); Rui Oliveira, médico veterinário responsável pela Unidade de Referência Veterinária e Luís Lima Lobo, membro da Sociedade Portuguesa de Cardiologia Veterinária revelaram as suas próprias experiências em matéria de especialização, com Rui Oliveira a sublinhar que Portugal “perdeu o comboio das especialidades europeias” e a deixar um desafio para desenvolver a radioterapia no nosso país, “algo que ainda não existe”.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?