Segundo a Associação dos Amigos dos Animais de Vale de Cambra "Patinhas", há animais esqueléticos em jaulas onde apenas existe um comedouro para um grande número de animais e somente um funcionário para atender cerca de uma centena de bichos recolhidos nas ruas.
Uma situação problemática para a presidente da associação, Helena Barbosa, que é agravada pela constatação frequente de cães que aparecem mortos nas celas. «Ainda no passado sábado vimos quatro mortos», contou ao “Jornal de Notícias”, apesar de desconhecer a causa das mortes. «Alguns podem chegar ao canil com sinais de fome», mas assegura ter acompanhado «alguns desde a chegada e não estavam com o aspecto que agora apresentam».
Apesar de sublinhar as excelentes condições físicas do espaço, a responsável lamenta que os animais não tenham, alegadamente, os cuidados merecidos. «Diziam que o canil ia ser um exemplo no respeito para com os animais, mas não é isso que está a acontecer». Refere ainda que, no mês de Agosto, apenas um funcionário se encontra no local e que aos domingos «ninguém alimenta os animais». Helena Barbosa mostra-se disposta a colaborar com o canil mas, apesar de se ter já disponibilizado, «não houve uma reacção positiva das entidades competentes».
A coordenadora da associação de municípios, Elvira Pinto, rejeita as denúncias e recusa responsabilidades, apesar de confirmar a existência de cães subnutridos. «Os animais que se encontram nesse estado foram recolhidos pelos serviços depois de abandonados pelas pessoas», acrescentando que «a recuperação não se faz com a rapidez que desejaríamos».
Elvira Pinto justifica a morte ocasional de animais no canil pelo estado muito debilitado em que alguns são recolhidos e contrapõe que o canil dispõe de dois funcionários em permanência e de um veterinário.
A responsável certifica apenas que os animais não são alimentados ao domingo: «A refeição ao sábado é dada mais tarde. Não temos nada a esconder. O canil está aberto para quem o quiser visitar», concluiu.
Vale de Cambra: Animais passam fome em canil
A existência de animais a passar fome no canil da Associação de Municípios Terras de Santa Maria foi alvo de denúncia por parte da associação "Patinhas". Já os responsáveis do canil contestam acusações, alegando que os bichos foram recolhidos assim.