Quantcast
 

Vacina contra a circovirose suína

Vacina contra a circovirose suína

A Porcilis PCV é uma vacina contra a circovirose suína (PCV2) para leitões, distribuída em Portugal pela Intervet Schering-Plough, que garante imunidade durante 22 semanas.

Tem capacidade para ultrapassar os anticorpos maternos, permitindo a protecção dos animais desde as primeiras semanas de vida até ao abate (25 semanas).

Este medicamento é indicado na prevenção das doenças associadas ao círcovírus porcino (PCVD), um dos principais factores de prejuízo económico das suiniculturas actuais.
 
«A Porcilis PCV é o resultado de vários anos de investigação da Intervet Schering-Plough, sendo caracterizada por uma elevada concentração de sub-unidades antigénicas, diluídas num excipiente especialmente desenvolvido para esta vacina, o Xsolve. Esta combinação possibilita uma protecção duradoura, através da vacinação dos leitões nas primeiras semanas de vida, sendo a única solução contra o PCV2 que garante 22 semanas de imunidade», explica Narciso Bento, da Intervet Schering-Plough, em comunicado.

Estima-se, actualmente, que o PCV2 encontra-se em mais de 80% das explorações mundiais, sendo um agente que interfere com o sistema imunitário dos porcos, o que possibilita o desenvolvimento de várias doenças associadas, em conjunto conhecidos como PCVD.

As explorações afectadas com PCVD apresentam quadros clínicos, mais ou menos evidentes, de perda de peso, diminuição do crescimento, empalidecimento da pele, icterícia, bem como aumento da mortalidade, da desigualdade dos animais ao abate e de patologias associadas, causando, desta forma, elevados prejuízos económicos.

A Porcilis PCV está disponível no mercado europeu em embalagens de 50 doses.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?