A Escola de Ciências Veterinárias da Universidade de Bristol, no Reino Unido, está à procura de cães da raça Cavalier King Charles Spaniel para um estudo que pretende encontrar um método que avalie as dores espinal medula.
O objetivo do estudo é investigar a doença neurológica hereditária Syringomyelia, que afeta cerca de 70% dos cães desta raça com mais de seis anos, causando dores de pescoço, e encontrar uma forma de melhorar o bem-estar dos animais, permitindo aos médicos veterinários reconhecerem de forma mais fácil os animais em sofrimento devido às dores crónicas associadas com a patologia.
O estudo envolverá questionários completados pelos donos dos animais e uma avaliação da dor e da sensibilidade do pescoço dos cães através da utilização de um dispositivo eletrónico que, segundo os investigadores, “não causa dor”.
Heather Williams, uma das veterinárias envolvidas na investigação, acredita que “a deteção precoce da dor neuropática em cães pode levar a encontrar um tratamento e pode servir de ferramenta para monitorizar o progresso dos cães já a serem tratados.”
Os interessados em participar na investigação devem contactar o email vet-neuroresearch@bristol.ac.uk.