Quantcast
Animais de Companhia

Um quinto dos detentores de cães considera aceitável deixá-los sozinhos por mais de 24 horas

SAVSNET confirma surto de vómito em cães no Reino Unido

Um quinto dos detentores de cães acredita que é aceitável deixá-los sozinhos por mais de 24 horas, revelou uma pesquisa realizada pela Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), no Reino Unido.

O inquérito da organização britânica, que visa promover o bem-estar dos animais, mostrou ainda que 39% dos proprietários admitem que o seu cão fica em casa sozinho durante sete horas, ou mais, num dia normal.

 

A RSPCA lançou nesta época de Natal a campanha #DogKind para sensibilizar a população sobre o sofrimento a que alguns cães são submetidos, se ficarem sozinhos durante muito tempo.

“Para aqueles cães que estão felizes por ficarem sozinhos em casa, recomendamos deixá-los por não mais de quatro horas de cada vez”, sugere Daisy Hopson, chefe da campanha da RSPCA,  reforçando que, se viajar ou passar longos períodos longe de casa, pode pedir a um amigo ou membro da família para fazer companhia ao seu animal de estimação ou contratar um passeador de cães.

 

Segundo o estudo da RSPCA, 85% dos cães podem sofrer de ansiedade de separação: “Infelizmente, muitos cães não sabem como lidar com a ausência dos seus donos “, explica Hopson.

50% dos cães não apresentam sinais óbvios de ansiedade de separação

 

A pesquisa revelou, também, que muitos donos já ouviram falar de “ansiedade de separação” (53%) e muitos referem que tem um sério impacto sobre os cães (44%).

Apesar disto, são muitos os detentores que têm dificuldade em identificar o problema, uma vez que 50% dos cães não exibem sinais óbvios de ansiedade de separação. A RSPCA incita a que os donos procurem sinais mais discretos, como lamber excessivamente os lábios, ou mesmo gravá-los quando estão sozinhos para analisar o seu comportamento.

 

Em relação à ansiedade de separação, a RSPCA indica que é evitável e tratável, por isso sugere uma visita ao médico veterinário para resolver o problema.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?