Apesar de terem consciência dos problemas comportamentais dos seus felinos, são poucos os tutores de gatos que procuram ajuda de profissionais para este tipo de problemas. A conclusão é de um estudo recentemente publicado na revista científica Journal of Feline Medicine and Surgery e que teve como objetivo estudar a perceção dos tutores de gatos em relação à utilização de medicação psicoativa e produtos alternativos para o tratamento de problemas comportamentais.
No âmbito deste estudo, os investigadores criaram um inquérito online que perceber qual a experiência dos tutores de gatos dos EUA em relação aos problemas comportamentais dos seus gatos, familiarização com medicação psicoativa e níveis de conforto em relação à utilização de tratamentos alternativos para estes problemas.
Os resultados revelaram que, apesar de estarem conscientes dos problemas comportamentais dos gatos, poucos tutores procuraram ajuda para estes problemas, com apenas metade a revelar que sabe da existência de medicamentos psicoativos para tratar problemas comportamentais em gatos.
Além disso, os tutores que já tinham recorrido a medicação psicoativa para tratar os gatos revelaram estar mais confortáveis com medicação alternativa, nomeadamente feromonas e canabidióis.
Conheça o estudo em detalhe aqui.