emergências veterinárias

Søren Boysen e Kris Gommeren trazem a Portugal novidade de hands on em medicina de emergências

Søren Boysen e Kris Gommeren trazem a Portugal novidade de hands on em medicina de emergências

Uma nova abordagem ecográfica para triagem e as primeiras horas das emergências vão ser os pontos chave do Programa VPOCUS (Veterinary Point of Care Ultrasoung) conduzido por Søren Boysen e Kris Gommeren nos próximos dias 15 e 16 de dezembro na Universidade Lusófona, em Lisboa.

Em destaque vão estar as guidelines da nova triagem e abordagem primária para a obtenção da estabilidade do paciente. VPOCUS é uma “ferramenta objetiva, com validade e evidência de base científica, de caráter específico, que permite responder às diversas perguntas do clínico de forma pragmática, ou seja, sim ou não em relação à presença de ocorrências clínicas limitativas do estado de equilíbrio hemodinâmico, necessário para a estabilização do doente e de orientação para o diagnóstico e tratamento”.

“É a técnica da resposta binária que retira dúvidas e permite protocolar os procedimentos de urgência, de modo a que em 10 minutos o clínico sabe o que o doente tem, o que fazer na prescrição dos procedimentos de urgência e tendo como objetivo uma medida de emergência com elevada taxa de sobrevivência. É a mudança, a novidade e a atualização avançada, ensinada de forma simples e eficaz para o médico veterinário”, informam os responsáveis pelo curso.

Quem é Søren Boysen

Obteve o diploma de Medicina Veterinária em 1996 (WCVM), completou um estágio de medicina de pequenos animais em 1998 (UPEI), realizou uma residência na Universidade de Tufts, Massachusetts (2003), e é diplomata do Colégio Americano de Emergências Veterinárias e Cuidados Intensivos (College of Veterinary Emergency and Critical Care – ACVECC).

É ex-chefe de emergência e cuidados intensivos em pequenos animais da Universidade de Montreal, onde criou os serviços de ER e UCI, criou um programa de formação em residências, estabeleceu o veterinário de ECC (emergency and critical care) como uma especialidade reconhecida e desenvolveu o currículo do ECC.

É atualmente professor titular da Universidade de Calgary, o mais novo programa veterinário do Canadá, onde ajudou a projetar e implementar todos os 4 anos do programa de ensino de veterinária. Recebeu vários prémios de excelência de ensino, publicou mais de 75 artigos em jornais e capítulos de livros didáticos, e é um palestrante reconhecido internacionalmente.

Tem uma paixão particular por ecografia de emergência e cuidados intensivos; publicou o primeiro estudo acerca de Focused Assessment of Sonography for Trauma (FAST) em pequenos animais, adaptou os protocolos de ultransons – point of care ultrasound (POCUS) para uso em doentes que não sofreram de trauma e está ativamente envolvido com Kris Gommeren na pesquisa científica em point of care ultrasound.

Quem é Kris Gommeren

Obteve o diploma em Medicina Veterinária e fez um estágio e uma residência em Medicina Interna na Universidade de Ghent. Tornou-se diplomado em Medicina Interna em 2009.

Trabalhou numa clínica de referência na Holanda, antes de se mudar para a Universidade de Liège onde concluiu o doutoramento em efeitos cardíacos, na síndrome de resposta inflamatória sistêmica (SIRS) em animais de companhia.

Desde 2008 é responsável pelo serviço de ECC (emergency and critical care) da Universidade de Liège e tornou-se diplomado em Emergência e Cuidados Intensivos em dezembro de 2017.

Atualmente permanece envolvido no programa de estágio e residência em Medicina Interna, está a desenvolver um programa de residência em Emergência e Cuidados Intensivos, e promove o desenvolvimento de ECC na Europa em geral.