Quantcast
 

Silves é a melhor maternidade para o lince ibérico

Protocolo de cedência de linces assinado em Julho

Este ano já nasceram 53 crias de lince ibérico nos centros de reprodução em cativeiro em Portugal e Espanha. Sobreviveram 44, como em 2012, e o centro de Silves, no Algarve, foi o que registou a maior taxa de sucesso. Das 17 crias nascidas todas estão vivas.

Em Silves, esta temporada de reprodução ficou marcada pelo parto da fêmea Fruta, que teve cinco crias numa só ninhada. Esta é a primeira ninhada de cinco crias registada em cativeiro desde o início do programa. De acordo com dados do Programa de Crias em Cativeiro de Lince Ibérico, disponibilizados pela Consejeria Andaluza de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, no total nasceram 53 linces ibéricos nesta temporada, repartidos por 18 ninhadas, em quatro dos cinco centros de reprodução existentes em Portugal e Espanha.

O lince-ibérico é a espécie de felino mais ameaçada do mundo, classificada como criticamente em perigo de extinção na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. A reprodução em cativeiro é uma solução para tentar evitar a extinção do lince-ibérico (Lynx pardinus). 

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?