Quantcast
Formação

Renata Diniz e Rui Onça no primeiro módulo do Curso de Reabilitação do CRAA

Reabilitação Animal CRAA

Realizou-se no passado fim-de-semana de 27 e 28 de fevereiro o primeiro módulo do Curso de Reabilitação Funcional da Arrábida, organizado pelo Centro de Reabilitação Animal da Arrábida.

Renata Diniz, da Universidade do Tennessee, marcou presença no primeiro módulo onde abordou a introdução à reabilitação funcional animal, anatomia e biomecânica animal, avaliação funcional, análises da marcha, principais patologias com reabilitação funcional e cinesoterapia: exercícios passivos, assistidos e ativos.

Ângela Martins centrou atenções no exame funcional de reabilitação animal a nível ortopédico e no maneio nutricional da osteoartrite (glucosamina, sulfato de condroitina e ómega 3). Depois da pausa para almoço foi a vez de Rui Onça abordar a displasia do cotovelo e da anca, bem como o seu maneio, a rotura do ligamento cruzado, a reabilitação funcional e a doença ortopédica, com a análise de alguns casos clínicos.

O curso decorre até maio e está dividido em cinco módulos, com o segundo a ser conduzido por Cátia Sá e Luís Resende. O terceiro módulo irá ser marcado pela presença daquele que é considerado o ‘pai da reabilitação’ – Darryl Millis – em representação da Universidade do Tennesse e o quarto módulo conduzido por João Ribeiro, António Ferreira e Ângela Martins.

Para finalizar, o quinto módulo será totalmente prático e conduzido por Ângela Martins e pela equipa do CRAA.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?