A reação surge poucos dias após a nomeação de Nuno Vieira e Brito para o cargo de Diretor-Geral de Veterinária. O deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Guimarães vai assumir o cargo nos próximos dias, sucedendo assim a Susana Pombo.
Apesar de estar afastado da DGV, o ex Diretor-Geral de Veterinária, Agrela Pinheiro, também comentou a nomeação de Nuno Vieira e Brito. “Tive oportunidade de o contactar em deslocações a Ponte de Lima, enquanto diretor-geral, e em eventos elaborados pela Câmara Municipal de Ponte de Lima. Foram contactos institucionais, pelo que a minha opinião é relativa. Considero-o uma pessoa de bom trato e afável”. Para Agrela Pinheiro, “as questões da veterinária podem ser complexas e devem ser dados meios e estrutura para o organismo poder funcionar em pleno, como um país que pertence à União Europeia. Espero que se mantenha uma estrutura que foi dando resposta nos últimos anos, sem grandes sobressaltos e que não hajam grandes alterações estruturais, pois podem dar origem a problemas mais graves”.
Para Jorge Barros, da Associação Nacional dos Médicos Veterinários dos Municípios, sublinha estar “disponível para dialogar e colaborar no que for preciso, como sempre”. E acrescenta: “temos a melhor impressão de Nuno Vieira e Brito e o trajeto profissional, por várias áreas, mostra competência e conhecimento alargado, o que é importante para o cargo que vai desempenhar”.